Aqui iremos colocar os links para tutoriais ensinando a criar e personalizar um blog na plataforma Blogger, mais conhecida como Blogspot.
Podemos deixar o blog particular ou público.
Se você quer um blog para estudo e para guardar os tutoriais de terceiros, só você deve ter acesso à ele. Blog particular. No meu blog particular coloco os dados dos meus exemplos, como as cores que escolhi, fontes, faço anotações para criar meus próprios tutos e faço minhas observações sobre as técnicas aprendidas. Assim o aprendizado é mais eficaz.
Quando você quiser compartilhar os tutos que for criando ou quiser traduzir ou copiar tutoriais de terceiros (sempre peça permissão por escrito), você pode dar acesso ao público. Blog público.
E há o Blog Espelho, que sempre será particular e é onde podemos testar quaisquer mudanças que queremos fazer no nosso blog principal. Por isso ele é chamado de Blog Espelho, porque ele deve ser idêntico em tudo ao original, para termos segurança na hora de adicionar uma funcionalidade ao original.
É muito prudente ler, conhecer e manter o link sempre acessível dos Termos de serviço do Blogger e das Diretrizes da Comunidade do Blogger.
Eles levam muito a sério os direitos autorais e o conteúdo publicado por todos nós, o que é um conforto porque significa que todos temos proteção e temos a quem recorrer.
Também é bom ter sempre o link da Central de ajuda do Blogger. Sempre obtive respostas quando criei tópicos lá. Desde 2010.
O Blogger está sempre sendo atualizado e nós também.
Mesmo sendo blogueiras e tuteiras por amor à arte, sem sermos profissionais.
Como blogar?
Saiba nos tutoriais a seguir.
À medida que novos tutoriais forem criados os links serão colocados aqui.
Divirtam-se!
Essa é uma postagem especial.
Resolvi revitalizar um template para um dos meus blogs e testei o mesmo modelo em mais 3 templates, um Awesome Inc., outro Simple. e o Travel, além de comparar os códigos com os do Picture Window, do Watermark e do Ethereal.
Há muitas similaridades entre eles e ainda há muito a aprender.
Mas não é minha prioridade estudar as linguagens de internet. É um hobby que me distrai e até certo ponto relaxa.
Vou disponibilizar os templates prontos para facilitar a vida de quem não tem muito tempo livre e quer mexer nos códigos apenas para trocar por suas imagens e cores.
Já tendo imagens ou códigos de cores no código fonte fica fácil determinar onde aquele código pertence e fica fácil trocar tanto a imagem, quanto o código de cor e também os valores que interferem no layout do blog.
Nas imagens maiores, as que estão acima, o link levará para a postagem e clicando nas imagens menores, as que estão abaixo, acessarão os blogs modelos.
Dúvidas, me escrevam. O e-mail está na plaquinha mais abaixo.
Aqui temos outro modelo mais simples e não menos belo do que os anteriores.
Muitas vezes menos é mais.
Clique na imagem maior para acessar o tutorial e baixar o template e na imagem menor para ver o blog demo.
E nos tutoriais linkados nas imagens logo abaixo da plaquinha de e-mail todos poderão aprender a criar um blog do zero, desde como abrir e dar nome até os detalhes como personalizar os comentários e alguns links.
Há muita informação.
Divirtam-se porque blogar deve ser primeiramente diversão.
Deiversão seria, mas diversão. A criatividade flui quando nos divertimos.
Sempre terei o maior prazer em compartilhar minha experiência em personalizar blogs a partir do template base que disponibilizei, mas se vocês querem ter uma ideia de como criar um blog bem único e pessoal clique no banner abaixo e veja as 4.413 opções de templates gratuitos para o Blogger.
Eles disponibilizam um zip com 3 arquivos, sendo que o template é o arquivo XML.
Para adicionar esse arquivo basta ir em Tema > Personalizar > Restaurar.
Espere a mensagem de Modelo restaurado aparecer no canto inferior esquerdo da tela e visualize seu blog.
E quem quiser começar com um template base leia os tutos a seguir.