Ferramenta Color Changer 2


"Clique em cima da flechinha e arraste para marcar o passo do tutorial onde está trabalhando"

  
Ferramenta Color Changer 2

Resolvi experimentar a ferramenta em um outro personagem.
É a segunda vez que uso a ferramenta e sei que só a prática traz a perfeição.
Mas vou compartilhar minha experiência que, para mim, foi bem agradável.
Comecei com o psp X9, mas não há diferença no processo no X9 e no X2.
O primeiro processo acabou se revelando errado, mas resolvi deixar o texto porque assim podemos aprender o que acontece quando mudamos os valores de Tolerance e Edge Softness. Pode ser útil no futuro.


Escolhi o tube 2024 05 24 Cat N3 - by Cat Dana e abri no psp X9.

1- Coloquei a cor original no background e a nova cor, #ce8680, no foreground, tinha uma leve lembrança de que era assim que funcionava no psp X:


2- Comecei experimentando a configuração Tolerance: 180 e Edge Softness: 10


O resultado foi esse:


3- Cliquei em Reset e mudei a configuração para Tolerance: 25 e Edge Softness: 6.


4- Precisei dar 4 ou 5 cliques na blusa.
Continuei clicando nas áreas em azul e depois cliquei em Aply.
Clicando em Aply a cor que está no foreground pode ser trocada por outra.
Sem clicar em Aply a mesma cor continuará sendo aplicada no nosso modelo sobre todas as cores.
O resultado foi esse:


5- Não mexi mais na cor do background. Entendi que só a cor nova a ser aplicada é que é importante.
Cliquei em Aply, troquei a cor do fore para um verde escuro e apliquei no tube e depois em Aply novamente.
O resultado foi esse:


6- Para continuar colorindo a saia cliquei no foreground para que abrisse a janela onde pudesse trocar a tonalidade.


Resultado:


7- Repeti os passos 5 e 6 para trocar por uma tonalidade mais clara do verde e apliquei no tube.  #92990b


Resultado:


8- Cliquei em Aply novamente para poder trocar a tonalidade, adicionei outra cor no fore.


9- Por fim cliquei mais uma vez em Aply, para poder trocar a tonalidade do verde, e mudei a Tolerance e Edge Softness para Tolerance: 10 e Edge Softness: 3.
Notei que os tons mais claros de uma área pode interferir no tom de pele. Como não vou mexer na pele, diminui os valores da ferramenta.
E dei zoom para poder preencher os pixels mais delicados.


10- Para finalizar precisei selecionar as áreas a trocar a cor.
Caso não fizesse isso, ao clicar nos pixels restantes a cor da pele também seria mudada.




11- Resultado final:


Refiz o trabalho no PSP X9, dessa vez selecionando as áreas:


Resultado:


Resolvi repetir a experiência agora no PSP X2.

E dessa vez comecei selecionando as áreas a trabalhar.
12- Selecione a primeira área, na verdade a blusa em 4 áreas, e como estou usando a seleção resolvi deixar Tolerance: 100 e Edge Softness: 100.


13- Selecionei a cor nova e cliquei dentro da seleção.


Resultado com 1 só clique:


14- Continuei selecionando as diversas áreas e aplicando as novas cores.
Certamente com a seleção das áreas o trabalho fica mais perfeito e é bem menor.
E podemos deixar Tolerance e Edge Softness em 100 que a ferramenta se encarrega de dar as nuances.


15- Resolvi dar um Reset e selecionar novamente o chapéu porque não gostei da faixa escura no contorno da faixa original, mas o mesmo "defeito" apareceu mesmo selecionando todo o chapéu.


16- Então resolvi fazer uma seleção só da faixa, adicionar nova layer e preencher com um gradiente.


Então uni as 2 layers.


17- Realmente selecionar as áreas dá muito trabalho, mas dá um resultado muito melhor e apenas a cor predominante é trocada dentro da seleção.
Selecionei toda a saia, apliquei a Color Changer, mas os botões azuis e o debrun dos bolsos permaneceram azuis.



Conclusão:
O processo no X2 e no X9 é o mesmo e valeu muito ter feito primeiro como fiz no X9, mas selecionando as áreas o trabalho fica mais limpo e muito mais rápido.



Resultado com a imagem refeita no psp X9. No X9 não precisei refazer a fita do chapéu, mas ela ficou meio apagadinha:




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