Programa Particle illusion


"Clique em cima da flechinha e arraste para marcar o passo do tutorial onde está trabalhando"

    
Programa Particle illusion

Para acessar o tuto original clique no banner:


Notas sobre o programa Particle Illusion.
Nota 1: a Loiva sugere que se desative o antivírus antes de abrir o programa.
Nota 2: a Gisele sugere que baixe o programa cada vez que for usá-lo e descarte ao terminar. Sendo portátil não há o menor problema em agir assim. Será como baixar qualquer outro zip de material.

Os antivírus podem travar o programa e até mesmo travar também o navegador e o próprio notebook. Geralmente depois de 1 ou 2 horas com o programa aberto.
Escolha a opção que mais convém ao seu dia a dia.
O importante é que o programa é sensacional e cria belíssimas animações. Inclusive podemos adicionar vídeos à esse programa e inserir a animação diretamente nos vídeos.
Se alguém mais tiver tutoriais com esse programa e quiser enviar, nós agradecemos.


Com este tutorial aprenderemos a usar o programa Particle Illusion.

É um programa com o qual você pode fazer muitas animações com inúmeras combinações, mas precisa de muita prática.
Vou tentar ensinar-lhe o essencial.
Faremos algumas animações simples, mas eficazes, então cabe a você explorá-las.
O programa anexo é portátil e, portanto, não precisa ser instalado.
Você só precisa descompactá-lo e clicar na mão verde para abri-lo.
Ao salvar a animação, pode acontecer que o programa feche, isso se deve ao fato de precisar de muita memória.
No entanto, normalmente seu trabalho ainda será salvo, embora ocasionalmente seja necessário recomeçar.
Antes de começarmos, aqui estão alguns  dados importantes sobre o programa:
Ao abrir o programa, você encontrará esta tela.


1 - Indica a janela da Biblioteca, ou seja, onde você encontra a lista de emissores, ou seja, os efeitos.
2 - Indica a Janela de Hierarquia, ou seja, onde você controla os vários aspectos das funções de animação de um emissor.
3 - É onde podemos ver como a animação está ficando. É o preview.
4 - É a área onde nasce a animação.
5 - Layer Window (não vamos tratar disso).

Este padrão é saber onde clicar.


Vamos começar

Vamos tentar fazer uma animação com bolhas. Abra o programa clicando na mão verde, dentro da pasta Setup.



Passo 1
Clique com o botão direito do mouse na janela Biblioteca (canto inferior direito) e selecione a opção Load Library.


Passo 2
Uma nova janela será aberta > Bibliotecas do Emissor.
Selecione emissores_07_09.il3.
Clique em Abrir.
Selecione o emissor Color Sparks 01
Seu movimento será exibido na janela de visualização:


Passo 3
Clique no centro da cena para colocar o emissor.


Passo 4
Clique em play no canto superior direito para ver a animação.


Em seguida, clique no quadrado para parar a animação:


Passo 5

Ativa a ferramenta Select (quando esta função é desativada um novo emissor é adicionado cada vez que a cena é clicada).


Passo 6

Clique com o botão esquerdo na Janela Hierarquia e com o botão direito do mouse e abra Propriedades:


Passo 7
Esta janela é aberta. Clique em Partícles:


Passo 8
Esta outra janela se abre:


Passo 9
Ao clicar em Alterar forma, você pode alterar o pincel:


Passo 10
Ao clicar em Cores você pode alterar as cores:


Para remover cores, clique nas listras verticais e aparecerá um x.


Clicar no x abrirá uma janela com a mensagem: "Excluir cor?"
Se você deseja remover a cor, clique em "sim".
Você pode fazer as bolhas de uma única cor, como branco.
Nesta casa, a linha de cores deve ter uma única cor, o branco.


Clique agora em ok.

Passo 11
Se as bolhas parecerem muito grandes, você pode diminuí-las assim:
Clique com o botão esquerdo do mouse na Janela de Hierarquia e procure por size.


arraste com o mouse, botão esquerdo pressionado, o círculo vermelho para baixo para diminuir, para cima para aumentar.
Confira a animação (passo 4) e se gostar salve.

Passo 12
Os frames são 120.
Podemos optar por salvá-los todos e depois reduzir a animação em AS ou salvar alguns deles.
Como precisamos de cerca de 15 para uma boa animação, podemos economizar cerca de trinta e depois escolher as melhores, é melhor escolher entre 20 e 50.
Clique no botão vermelho


uma janela se abrirá perguntando onde salvar a animação e em que formato.
Crie uma pasta, pois os frames são únicos, dê um nome e escolha o formato png:


Uma nova janela se abrirá, onde teremos que colocar o frame inicial em start e o frame final em end.
Também teremos que marcar salvar Alpha porque senão a animação será salva com um fundo preto e não transparente.


Agora clique em ok e se tudo correr bem nossas bolhas serão salvas.

Passo 13
Abra  o Animation Shop, clique em Animation Wizard:



Ele abrirá uma nova janela.
Clique em avançar e assim também nas próximas duas janelas.
Quando você chegar a essa janela, coloque um 5:


Clique em próximo e isso será aberto:


Aqui clique em adicionar imagem, procure a pasta onde colocou as frames, selecione todas, clique em próximo e depois em finalizar.
Você terá todos os quadros.
Verifique-os e se você ver que alguns estão quase vazios, exclua-os, deve haver 15/16 restantes.
Se você não conseguir decidir quais excluir, poderá selecioná-los todos e reduzi-los com
Animation > Cull Animation:


Agora você pode salvar de duas formas:
formato mng (você não vê mas não estraga)


ou você pode selecionar todos os quadros, copiá-los, colá-los no psp (exportá-los para o PSP) e salvá-los como compatíveis para AS.




Vamos tentar outro


Clique com o botão direito do mouse na janela Biblioteca (canto inferior direito) e selecione a opção Load Library.


Uma nova janela será aberta > Bibliotecas do Emissor.
Selecione a opção Abstract_01
Clique em Abrir.
Selecione o emissor Corona ou outro de sua preferência
Seu movimento será exibido na janela de visualização


Clique com o botão esquerdo no centro da cena para adicionar o emissor conforme a etapa 3


Seu movimento será exibido na janela de visualização.
Ative a ferramenta Selecionar:


Clique com o botão esquerdo do mouse na Janela Hierarquia com o botão direito do mouse e abra Propriedades.
A janela Propriedades é aberta.
Ao clicar em Alterar forma de partícula, você pode escolher a forma e, clicando em Cores, pode alterar a cor.
Clicando à esquerda na Janela da Hierarquia e depois no tamanho, você pode escolher o tamanho
Se quiser, pode salvar e trazê-lo para o AS conforme as etapas 12 e 13




Flores

Clique com o botão direito do mouse na janela da Biblioteca (canto inferior direito) e selecione a opção Load Library, uma nova janela se abrirá > Bibliotecas do Emissor.
Selecione a opção emissores 08_05.
Clique em Abrir.
A pasta Flora aparece na parte inferior
Abra-a e selecione o emissor Rose Petals Fall 01 ou outro de sua escolha.
Confira seu movimento na janela de visualização.
Ative a ferramenta Selecionar


Clique com o botão esquerdo do mouse na Janela Hierarquia com o botão direito do mouse e abra Propriedades.
A janela Propriedades é aberta.
Ao clicar na forma de mudança de partícula, você pode escolher a forma.
Você também pode colocar uma forma de sua escolha clicando na nova forma e recuperando-a de uma pasta onde você a armazenou:


Ao clicar em Cores, você pode alterar a cor.
Clicando à esquerda na Janela da Hierarquia e depois em tamanho você pode escolher o tamanho.
Se quiser pode salvar e trazer para AS como nos passos 12 e 13
Se quiser dar profundidade pode selecionar tudo, copiar, colar no AS e coloque uma sombra, ou mude as cores com tonalização.
Salve como psp AS.




Efeito Vagalume


Clique com o botão direito do mouse na janela Biblioteca (canto inferior direito) e selecione a opção Load Library.
Uma nova janela será aberta > Emitter Libraries.
Selecione emissores 06_07.
Clique em Abrir.
A pasta Elvis é aparece abaixo.
Abra-a e selecione o emissor Fairy Folk 03 ou outro de sua preferência e continue conforme as instruções anteriores.


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