
Material:
pattern Tile_vetro114
pattern dourada 2c9d118b68
acents: Fleur, h8xIxJltTt0vKne1ajIWRmt2ucw, heart e jvQ4h9VBmqPknbE74PEThqZA4go
paisagens:
54627912_7701 - by Ilocam 136 liveinternet
54628305_7718 - by Ilocam 136 liveinternet
54628446_7720 - by Ilocam 136 liveinternet
A picture frame é uma ferramenta que permite aplicar automaticamente frames em nossos trabalhos.
É claro que podemos criar nossas frames e deixá-las em uma pasta qualquer, abrindo-as no psp quando quisermos. Mas tê-las em uma pasta já ligada ao programa facilita e muito a nossa vida.
Sem contar que a frame se ajusta automaticamente ao trabalho.
Antes de salvar suas novas frames certifique-se que elas serão salvas ou na pasta My PSP Files ou na pasta que você criou para guardar suas ferramentas. A minha chama-se "meus arquivos pspx2".
Vá em File > Preferences > File locations.
Na janela que abrir procure, na coluna da esquerda, o nome "picture frames" e clique em cima.
Clique na setinha no final do campo "Save to" para que as opções de pasta "picture frames" apareçam.
Note que a primeira é a My PSP Files, tem 5 pastas do diretório da Corel PSP e a última é a que criei. Eu cliquei nela. Você pode clicar na criada por você ou em My PSP Files, que fica fora do diretório.
Depois de escolher clique em OK.

Agora vamos criar nossa frame do zero. Anexei alguns arquivos/acents em png, escolha 1. Eu escolhi jvQ4h9VBmqPknbE74PEThqZA4go, sem menção de autoria.
01- Abra uma imagem de 800 x 800 em sua área de trabalho, copie o acent escolhido e paste as new layer. Ele está grande para o que quero. Dei um resize de 65% e apliquei o script center layer.
02- Plugin Mura's meister > copies configurado como abaixo, configurações importantes destacadas pelas molduras laranja:
03- Formamos uma barrinha. Rode novamente o script center layer para certificar-se que a barrinha está centralizada e ela deve estar bem encostada nas laterais.
04- Effects > Reflection Effects > Kaleidoscope na configuração abaixo:
Note como os 4 cantos ficam perfeitos (coloquei um fundo verde só para destacar a moldura):
O scale factor é muito importante porque ele determina o tamanho final da moldura. Nessa moldura eu quis que meu trabalho encostasse na borda da layer, então deixei -46.
Mas se eu quisesse deixar um espaço era só aumentar o número negativo. Veja o que acontece se no lugar de -46 eu colocasse -70:
Desperdício de espaço e eu teria que passar a moldura para nova imagem, antes de salvar como frame.
05- Aplique sharpness > sharpen 2 vezes.
06- Abra a pattern dourada 2c9d118b68 na área de trabalho. Vamos finalizar nossa moldura.
Selection all > canvas size conforme print, selection invert e preencha com a pattern > angle 45 - scale 150.
Ainda selecionada aplique inner bevel como abaixo - selection none:
07- Vamos salvar. Para salvar o fundo tem que estar transparente.
File > Export > Picture Frame. Nomeie sua frame, clique em "Save" e veja sua frame pronta para uso em Image > Picture frame:
Minimize sua frame recém criada na área de trabalho. A usaremos já, já.
Como essa frame é quadrada, vai se ajustar muito bem a qualquer imagem quadrada.
Veja o que acontece quando aplicamos essa frame em uma imagem retangular: as laterais ficam achatadas e a parte superior e inferior esticadas.
O fundo preto é para destacar a frame.
08- Vamos criar uma frame mais simples para destacar outra diferença.
Abra uma nova imagem de 800 x 800 e repita o passo 6.
09- Selection all novamente, canvas size 850 x 850, selection invert e preencha com um cor qualquer. Apliquei #40ffff.
Texture effects > sculpture - com Tile_vetro114:
10- Ainda selecionada aplique inner bevel:
11- Selection all > canvas size 870 x 870, repita o passo 6 e selection none.
Salve a sua nova frame.
Essa também não se aplica muito bem à uma imagem retangular.
12- Vamos testar as duas frames em uma imagem quadrada. Abra uma nova imagem 450 x 450 e pinte-a de preto.
Ative a primeira frame criada, no meu caso Recriarte 3 e aplique-a. Perfeita nos 4 lados.
13- Tente aplicar uma segunda vez. Nós temos 3 layers, mas a segunda frame fica sobreposta à primeira.
14- Delete a segunda frame rendada e aplique a segunda frame criada, no meu caso Recriarte 4. Veja o resultado, nada de sobreposição:
15- Veja o que acontece quando aplico a segunda frame uma segunda e uma terceira vez. As novas frames vão sendo adicionadas por fora da frame anterior, aumentando a borda e, consequentemente, o trabalho.

Para aplicar seu trabalho, finalize-o, assine, vá em Image > Picture Frame, procure a frame que criou e aplique.
Se quiser aplique também a segunda frame.
Frame feita com o coração e Kaleidoscope > edge mode > reflect:

Frame rendada retangular
16- Se quiser fazer uma frame retangular com o mesmo motivo, crie a barrinha com o mura's meister - copies, imagem original 800 x 800, centralize, canvas size 1000 x 1000 e Reflection effects > Kaleidoscope. Resultado:
Note que o trabalho está dividido em 8 partes.
17- Dê um resize na raster 2, que é a renda, de 70%, all layers desmarcado.
18- Selecione as quatro barras centrais e promote selection to layer, apagando na layer original. Selection none.
19- Selecione a primeira cantoneira, no alto à esquerda, promote selection to layer e apague na layer original.
Aplique image effects > offset:
20- Selecione a barrinha central superior, promote selection to layer, apague essa barrinha na layer anterior, selection none e aplique offset (dê um zoom in para ver em detalhes):
Note que a barrinha central se conectou com a primeira cantoneira (mas permanece solta). Duplique essa barrinha central e aplique offset:
A propósito, minha barrinha central tem 266 px de largura então agora vou mover a cópia 266 px positivo na horizontal:
21- Quero aumentar mais um pouco a largura, então vou duplicar mais uma vez a barrinha central e aplicar o mesmo offset de 266 na horizontal.
22- Fiquei com pouco espaço para aplicar a cantoneira da esquerda, que tem 147 px de largura. Então vou apelar para o canvas size.
Minha imagem está com 1000, vou somar os 147 e depois recorto o excesso do lado direito: canvas size 1147 x 1000:
23- Selecione a cantoneira da esquerda, promote selection to layer, apague-a na layer original, selection none e aplique offset:
24- Arrange > Bring to top nessa segunda cantoneira e vá dando merge down até unir todas as barrinhas superiores e as cantoneiras superiores. Renomeie para barra superior.
25- Selecione agora a barrinha vertical da esquerda, promote selection to layer, apague a barrinha da layer anterior, selection none e aplique offset:
26- Duplique essa barrinha lateral que naturalmente tem 266 de altura, então vamos mover a segunda barrinha lateral 266 px para baixo. Offset:
27- Una as duas barrinhas laterais que acabou de mover (merge down), duplique-as e aplique offset para movê-las apenas na horizontal. Aqui vamos aplicar a matemática. No topo nós adicionamos 3 barrinhas com 266 de comprimento e mais uma cantoneira com 147 de largura.
266 x 3 = 798. 798 + 147 = 945. E temos os 147 da primeira cantoneira. Resultado 1092, devendo descontar um pouco por conta da largura da barrinha vertical, que é 30. Bom, cheguei ao resultado final 1062. Esse é o valor de offset horizontal. O vertical permanece 0.
28- Nossa paleta de layers está assim:
Delete a Raster 2 e a Promoted Selection. Duplique a barra superior e dê um flip. Renomeie para barra inferior e note que ela está afastada do restante da moldura.
29- Agora vamos dar um offset na vertical para unir a barra inferior ao restante da frame:
30- Layers > Merge > Merge Visible. Veja que está sobrando layer depois da moldura. Como não quero me arriscar a cortar errado meu trabalho (e deu trabalho!!!!) vou simplesmente copiar e paste as new imagem:
31- Faça o mesmo acabamento. Temos uma moldura de 1092 x 827. Vamos adicionar 10 px em cada lado.
Selection all, canvas size 1112 x 847, selection invert, preencha com a pattern dourada e aplique o inner bevel do passo 6.
Você pode dar um resize para 800 x 609 antes de salvar. Ai está sua nova frame retangular:
E para ter certeza de ter uma frame retangular bem acabada no seu trabalho, antes de começar vá na pasta onde salvou sua frame, dê 2 cliques sobre ela e ela abrirá no seu PSP.
Duplique essa layer e feche a original.
Prepare a sua tag nessa nova layer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para se inscrever nas listas clique nos títulos de cada grupo na página inicial. Comece com as aulas de PSP, depois continue com o PSP + AS, e se quiser siga com o Xara e a Formatação para criar belos e-mails.
Deixe aqui suas opiniões e seja sempre bem-vindo(a).