Shape Library e Single Shape
Recentemente instalei meu PSP 9 no notebook onde só tinha o PSP X2 porque algumas funções no AS e até no PSP acima do X só funcionam no windows 10 quando temos o PSP 9 instalado.
Qual não foi minha surpresa ao ver que para criar uma Shape library o passo a passo é ligeiramente diferente dos PSPs acima do X.
Então resolvi atualizar essa postagem mostrando como criar uma shape library no PSP 9.
Atualização em 17/07/2022.
Shape library no PSP 9
1- Escolha o dingbats que quer transformar em library shape.
2- Abra uma layer com 1000 x 600 px, configure a ferramenta texto como abaixo:
3- Escolha o primeiro ding e carimbe na imagem, ajeitando no lugar.
4- Adicione nova layer vector e carimbe seu ding seguinte. É muito importante adicionar uma layer vector e carimbar um novo ding sempre em um nova layer vector. Se carimbar todos os elementos na mesma layer na hora de usá-los não conseguirá usar só uma figura, terá que criar o conjunto todo.
Cada layer vector deve conter apenas um elemento.
5- Repita o passo 4 até completar todos os dings que quer transformar em shapes.
6- Clique no sinal de + da layer do topo e renomeie a primeira. Note que a segunda layer está nomeada como "A s" (s é a letra do dingbats que escolhi).
Clique nessa layer "A s" com o botão direito, escolha a opção Convert text to curves > As Characters Shapes. A letra "A" vai virar um símbolo.
Só então a opção "Rename" estará liberada para essa layer. Renomeie com o mesmo nome da primeira layer.
Use o nome do dingbats que você escolheu por respeito aos direitos autorais e vá numerando os diversos pares. Eu estou usando o dingbats Running N Circles.
7- Repita o passo 6 até renomear todas as layers. Sua paleta de layers estará assim:
8- Ative a primeira layer com sinal de + na frente (no meu caso Running N Circles 1), clique na tecla shift e sem soltá-la vá clicando em cada layer com o sinal de +, para selecioná-las todas.
9- Com todas as layers selecionadas vá em File > Export > Shape e na caixinha que abrir dê o nome do dingbats e clique em OK.
10- Você já verá suas shapes separadinhas na ferramenta e a biblioteca em arquivo único na pasta de presets shapes:
Vamos aprender a criar uma Shape Library e na sequência uma single shape.
Veja a diferença:
Na single tem uma shape só.
Na Shape Library tem quantas shapes você quiser colocar.
1- Escolha o dingbat que deseja.
Dica: Sempre que salvar uma dingbats salve também o mapa de caracteres.
Alguns sites disponibilizam em extensão jpeg ou png e outros em arquivos web.
Os arquivos web podem ser convertidos no site Convertio.
Esse mapa facilita e muito a nossa vida pois ajuda a escolher a imagem e saber qual letra corresponde à ela.
2- Abra uma imagem 1000 x 500 px.
3- Escolhi o dingbat CornPop Three e selcionei algumas letras.
Aplique uma de cada vez para que elas fiquem em layers separadas.
Usei as letras c, g, o, u, w e x minúsculas, e C e S maiúsculas.
À medida que for adicionando as imagens já arraste para o lugar e ajuste o tamanho.
Depois de todas as escolhidas adicionadas ajuste, se necessário, com a ferramenta pick.
4- Clique no sinal + ao lado da raster vector e repare que cada letra está sozinha em uma layer.
Mas ainda não são shapes, não há um sinal de + ao lado de cada uma e nem uma segunda camada.
5- Ative a segunda layer e clique em Objects > Convert text to curves > as character shapes. Estamos criando uma biblioteca agora e não uma single shape.
6- Ative a terceira layer e clique em Objects > Convert text to curves > as character shapes.
Continue repetindo esse passo até converter todas as layers.
7- Repare que ao lado de cada layer agora tem o sinal de + e ela tem 2 camadas.
8- Ative novamente a segunda layer e renomeie com o nome da sua shape library.
Escolhi Frames delicadas e ao lado do nome um número em ordem crescente.
9- Ative a frame delicada 1, aperte a tecla shift e sem soltá-la vá clicando em todas as frames seguintes. Assim selecionamos todas as layers.
10- Clique na frame delicada 1 com o botão direito e depois em group.
11- Verifique se as frames delicadas de 1 a 8 continuam selecionadas. Se não, selecione novamente com a tecla shift.
12- Vá em File > Export > Shape.
15- Sempre que quiser salvar um novo arquivo no psp, acessórios de ferramentas como shapes, brushes, máscaras, verifique se a pasta de destino está correta.
Para saber vá em File > Preferences > File Locations e configure assim:
Na caixinha "Save to" escolha a pasta de destino.
Se não fizer essa escolha, o programa irá salvar na pasta do programa em Arquivos de programas(x86), o que vai deixar o programa pesado e lento.
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Single shape
Podemos criar nossas shapes com dingbats ou desenhando com a ferramenta pen, criando um vector.
Nas raster layers só há uma camada e a cor fica pixelatizada e portanto perde qualidade ao ser aumentada ou reduzida e por isso não servem como shape.
Para fazer nosso exemplo escolhi o dingbat 32cupcake e escolhi a letra h minúscula.
1- Abra uma nova imagem transparente 400x400.
2- Abra a ferramenta texto e configure assim:
3- No fore a cor preta e no back nulo. Repare a imagem está em raster, mas ao escrever já criaremos uma vector.
4- Desenhe sua imagem e centralize-a. Já pode desativar a ferramenta texto.
5- Note na caixa de layers que ao lado da layer vector há um sinal de mais (+). Clique nele.
Você verá que a layer vector tem 2 camadas e é isso que faz o preset funcionar como shape, além da configuração do passo 6, que acrescentará mais cor.
8- Na caixa de layers renomeie as duas layers da shape. É importante renomear para não dar erro na hora de salvar.
9- Você já pode abrir a ferramenta shape e já verá sua nova shape ali.
Pousando o mouse levemente sobre ela o programa informará em que pasta ela está.
Essa é uma single shape, ou seja, no arquivo .pspshape só há uma imagem.
10- A diferença desse arquivo para uma shape library é que na shape library tem várias imagens reunidas.
11- Essa shape my flower eu criei usando a ferramenta pen.
Mas ainda tenho muito a aprender nessa ferramenta.
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