09- Correia - Nature Studio Reforço


"Clique em cima da flechinha e arraste para marcar o passo do tutorial onde está trabalhando"

 


  

09- Correia - Nature Studio Reforço

01- Neste tutorial vou acrescentar pequenas informações que, tenho certeza, serão de grande utilidade para quem usa esse lindo programa.
Essas informações serão um complemento mais detalhado para os tutoriais já existentes.
Primeiro quero chamar a atenção para: Recent Projects.
Se alguém iniciou um trabalho e por um motivo qualquer não pode terminá-lo; ou, terminou e não gostou e quer modificá-lo, basta clicar na imagem desse Recente Projeto..
O Nature abrirá. E o projeto estará ali, na sua frente, exatamente como foi salvo.
02- Trabalhe normalmente. Faça as modificações que desejar. Acrescente o que julgar necessário.
Quando fechamos o Nature ele pergunta se quer salvar o projeto. Selecione: sim.


03- Criei um projeto.
04- Cliquei em: Create New Project.
Abriu uma janela. Dei nome ao meu projeto e Cliquei em Load Image.
05- Procurei a imagem em formato JPEG que queria trabalhar. OK!
O programa abriu e vi na área de trabalho a imagem escolhida.
06- Para iniciar escolhi: água (Water). Selecionei.
Vi que existem 6 cores para seleção. Isto quer dizer que posso fazer seis movimentos diferentes para a água em um mesmo projeto.
Selecionei a cor rosa e o lápis.


07- Ao lado do lápis há um controle (Pen Size) escolhi um tamanho bem pequeno.


08- Fiz com esse pequeno lápis o contorno da área onde a água está mais tranquila, quietinha.
Errei! Dei undo e desfiz a última ação. O Nature desfaz até as 5 últimas ações.
Mais de 5 undos ou desfazer tudo zerando toda seleção: shift + ctrl + c.


09- Ao lado do lápis encontrei o balde (Fill Tool).
Selecionei. Levei esse baldinho até o centro da área que havia contornado e cliquei.
A área foi preenchida com a cor selecionada.


10- Fui em Present > Load > Lake.
Escolhi lago porque na área que selecionei a água me pareceu tranquila como em um lago.


11- Fui em Preview (visualizar o projeto atual em tela cheia); e em Auto View (pre-visualizar automaticamente o projeto atual com a máscara desenhada).
A animação não me agradou.


12- Quando não me agrada:
Aumento ou diminuo a:
Amplitude - Tamanho da onda
Frequência - o número de ondas
Ripple - efeito cascata
Distorção - distorção
Velocidade - movimento mais calmo ou mais rápido
Ondas verticais
Ondas horizontais
Perspectiva - as ondas mais próximas do espectador aparecerão mais largas.
Reflexão - criar uma superfície artificial da água (criar um efeito espelho).
A escolha dessas seleções são pessoais.
Varia segundo o gosto, a preferência de cada um.


13- Selecionei outra cor. Voltei a selecionar o lápis e prossegui fazendo como expliquei acima.
A cada nova cor escolhida selecionei novo movimento para a água e visualizei para ver se estava de meu agrado.
14- Minha seleção final ficou assim:


Usei três cores de seleção.
Isto quer dizer que usei 3 efeitos diferentes para a água.
15- Acrescentei ao meu projeto uma chuva leve, suave.
Cliquei em Weather > Rain.


16- Movi os controles e escolhi:
Particle Count - a quantidade de gotas de chuva
Speed - a velocidade das gotas
Wind - ventos soprando em direções diferentes (a água da chuva inclinada para a direita ou esquerda)
Lenght - o comprimento dos pingos da chuva
Opacity - nível de transparência das gotas da chuva.


Meu projeto ficou assim:


17- Para salvar


Build Scr - Criar um arquivo de protetor de tela
Build Exe - Construir um executável
Buid Video - Criar um vídeo
Build Gif - Criar um gif animado
18- Escolhi Buid Gif. Abriu uma janela.


19- Poderia ter salvo em tamanho pequeno, médio, grande ou no tamanho de minha imagem.
Selecionei Custom e digitei o tamanho de minha imagem.
20- Minha animação estava muito rápida.
Movimentei aquele discreto botão deslizante e diminui a velocidade.
21- Deixei marcada a opção desativar animação de objeto (Disable).
10 frames/seg é o mínimo de frames que o Nature salva.
22- E em Dithering Filter escolhi Floyd Stenberg.
O motivo para essa escolha foi que percebi que nas outras opções o céu de minha imagem ficava com manchas.
23- Cliquei em Create.

Tutorial criado por MCCorreia.


Coloque sempre sua marca d'água, a marca d'água do(a) autor(a) e os nomes dos autores das imagens que usou
Coloque no "Assunto" o seu nome ou nick, seguido do número e título da aula.
Na parte inferior da mensagem coloque o endereço do tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se inscrever nas listas clique nos títulos de cada grupo na página inicial. Comece com as aulas de PSP, depois continue com o PSP + AS, e se quiser siga com o Xara e a Formatação para criar belos e-mails.
Deixe aqui suas opiniões e seja sempre bem-vindo(a).